Exame de Proficiência CILS

Sessão CILS outubro: 17/10/2024
Sessão CILS dezembro: 05/12/2024

A certificação CILS

A certificação CILS (Certificato di Italiano come Língua Straniera) é um documento oficial emitido pelo Centro CILS da Università per Stranieri di Siena e reconhecido pelo governo italiano, cuja finalidade é mensurar e atestar a proficiência na língua italiana do nível A1 ao C2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR)*.

*O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR) (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR) é um padrão internacionalmente reconhecido que mensura a proficiência em um determinado idioma a partir de uma escala de seis níveis, do A1 ao C2.

Para que serve a certificação CILS?

O certificado, que possui reconhecimento internacional, pode ser utilizado para fins de estudos, trabalho, dentre outras finalidades para as quais é necessário apresentar uma declaração oficial de proficiência linguística no idioma italiano.

A título de exemplo, o nível B1 (CILS UNO) é requisito para obtenção da cidadania italiana por casamento e o nível B2 (CILS DUE) é o nível mínimo exigido para um estrangeiro ingressar nas universidades italianas.

Quem pode fazer o exame de proficiência CILS?

Cidadãos estrangeiros
Cidadãos italianos residentes no exterior

Para se submeter a uma prova de proficiência CILS não há restrições de idade ou títulos de estudo específicos. Os níveis são independentes e não é necessário ter superado um nível anterior.

Níveis oferecidos pela Certificação CILS

Assim como disposto no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR) (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR), as provas de proficiência CILS atestam o conhecimento e domínio de competências linguísticas-comunicativas específicas, de acordo com a complexidade e grau de aprofundamento no idioma:

Nível elementar

CILS A1 e CILS A2

Nível intermediário

CILS UNO (nível B1), CILS DUE (nível B2)

Nível avançado

CILS TRE (nível C1) e CILS QUATTRO (nível C2)

Tais competências são avaliadas por meio de provas de habilidades de audição, leitura, produção escrita e oral, bem como análise das estruturas de comunicação (no caso do nível avançado).

A certificação CILS também oferece módulos diferenciados para públicos específicos:

A1/A2 Integrazione

estrangeiros adultos que vivem e trabalham na Itália.

A1/A2 Bambini

crianças com idade escolar (de 8 a 11 anos), inseridas no sistema de ensino italiano ou no exterior.

A1/A2 Adolescenti

jovens entre 12 a 16 anos inseridos no sistema de ensino italiano ou no exterior.

B1 Adolescenti

jovens entre 14 a 18 anos inseridos no sistema de ensino italiano ou no exterior.

B1 Cittadinanza

cidadãos estrangeiros que querem adquirir a cidadania italiana

Aprovação no exame de proficiência CILS

O exame de proficiência CILS é considerado superado quando o candidato alcança a pontuação mínima em cada habilidade avaliada. Caso o candidato não tenha um aproveitamento suficiente em uma ou mais habilidades, poderá repetir o exame apenas nas partes em que não foi aprovado (capitalização) em até 18 meses da data de realização do exame não superado*.

*A capitalização não se aplica às modalidades de exames A1/A2 Integrazione e B1 Cittadinanza.

Resultado do exame de proficiência

Os candidatos podem acessar o seu resultado diretamente no site do Centro CILS da Università per Stranieri di Siena www.unistrasi.it, por meio do seu número de matrícula e a data de nascimento. O prazo para publicação dos resultados pode variar de 2 a 4 meses a contar da data de realização do exame.

Os certificados são emitidos na sede do Centro CILS na Itália e encaminhados para a sede do Centro de Línguas da Fundação Torino.

Sede do exame

Centro de Línguas Fundação Torino, Unidade Belvedere

Rua Jornalista Djalma Andrade, 1300 – Piemonte – Nova Lima, MG. – 34006-203

Próximas sessões CILS

Sessão Dia e horário Inscrições Níveis
Sessão CILS outubro 17/10/2024 a partir de 8h30 19/08 a 16/09/24 B1 Cittadinanza
Sessão CILS dezembro 05/12/24 a partir de 8h30 23/09 a 25/10/24 Todos os níveis

Vagas limitadas e sujeitas à lotação antes da data prevista para o término das inscrições.

Valores (2°/2024)

CILS A1 e A2: R$385,00

CILS UNO B1: R$574,00

CILS B1 CITTADINANZA: R$958,00

CILS DUE B2: R$671,00

CILS TRE C1: R$769,00

CILS QUATTRO C2: R$861,00

Inscrições

• Envio de documento com foto para o e-mail centrodelinguas@fundacaotorino.com.br (imagem no formato JPG e limite máximo de 2MB)
  • Preenchimento da ficha de inscrição: https://forms.gle/TDzedTb97NXX4RXB6
  • Após análise da documentação, o Centro de Línguas enviará os dados bancários para pagamento da taxa de inscrição para o e-mail informado pelo candidato na ficha de inscrição.

A inscrição só será concluída após o pagamento da taxa de inscrição e envio do comprovante de pagamento.

O candidato receberá um e-mail de confirmação da inscrição com as principais informações do dia da prova.

Tem alguma dúvida

Fale com a gente